Thursday 16 June 2011

Algumas dicas para quem está no começo!

Se estás a tentar ser mais saudável e adquirir hábitos relacionados com a prática de exercicio físico e mudanças de hábitos alimentares este post é para ti.

É normal que sintas frustação porque ja tentaste mudar tantas tantas tantas vezes e nunca conseguiste mudar voltando sempre à vida que tinhas antes com hábitos tão maus ou piores que os que tinhas. Contudo existem truques que podem ajudar-te a mudar radicalmente sem recaídas.

Lembra-te que quando eras pequena/o a tua mãe tinha de te obrigar a lavar os dentes ou a estudar e mais tarde tu adquiriste o hábito e hoje isso faz parte da tua rotina. Para adquirir outros hábitos saudáveis o processo é exactamente o mesmo (primeiro obrigas-te a fazê-lo depois não podes passar sem o fazer).

1ª dica- Cria objectivos realistas.
Não faz sentido alguém que nunca fez exercicio físico começar com o objectivo de treinar 1 hora diária, porque não vai aguentar mais que um ou dois dias e acaba por desistir.
Não faz sentido alguém que come maioritariamente fritos decidir nunca mais comer um único frito.

2ª dica-Não estabelecer mais do que três objectivos em simultâneo.
Para o organismo conseguir tornar aquelas acções num hábito não pode haver muito para o cérebro assimilar senão perdemo-nos nisso.

3ª dica-Que esse conjunto de três objectivos tenha objectivos muito diversificados.
O melhor é sempre decidir-se por um objectivo dentro de cada uma destas àreas (exercicio fisico, alimentação e quotidiano).

Para dar um exemplo de num conjunto de objectivos desses, seria assim para quem nunca fez nada:
1º 20 min de exercicio fisico diário
2º trocar as sobremesas doces por fruta
3º ir a pé para o trabalho em vez de ir de carro (se é muito longe vai de carro mas estaciona um pouco longe da empresa).

Parece fácil mas o truque não está no quão alto pões a fasquia e sim no manteres-te continuamente acima da fasquia que colocaste. Tenta cumprir o que está acima durante duas semanas e depois põe a fasquia mais alta (eu vou dar dicas para a 2ª quinzena mais tarde aqui no blog).

Começa hoje mesmo a ser mais saudável.

No comments:

Post a Comment