Friday 25 November 2011

Calda de frutos silvestres.

Vejam só que receita tão maravilhosa :

 Ingredientes:
   Frutos silvestres congelados
   Água
   Mel


 Modo de preparação:
 Cobre-se o fundo com um pouco de água, adiciona-se os frutos silvestres e coloca-se a ferver, não coloquem muita água porque os frutos congelados libertam água também ( eu pus demais e depois tive de estar à espera que ela evaporasse).


Adiciona-se mel a gosto ( eu coloquei 3 colheres de chá), como na imagem abaixo( o mel tem este aspecto forte porque é mel caseiro):


Deixa-se ferver até ficar com o aspecto desejado, o meu ficou assim:

Depois de arrefecer coloca-se num recipiente e leva-se ao frigorífico, como a imagem abaixo:


Este molho é optimo para rechear panquecas ( só de claras ;) ) e para adicionar ao iogurte.... provem, vão amar!

Clara de ovo vs Gema de ovo!

Olá a todos!

Acho que nunca contei aqui que sempre me intrigou mesmo muito não perceber o porquê de tudo que as meninas fazem ( panquecas principalmente) serem sempre só com clara, sem nunca utilizar a gema.... é que custa-me tanto saber que a gema vai para o lixo, saber que ela vai ser desperdiçada....mas desde que encontrei na net o valor nutricional de cada uma das partes do ovo tudo mudou! é que nem tem comparação!

Vejam aqui:


Gema de Ovo Crua
Quantidade1 gema
Água (%)49
Calorias65
Proteína (g)3
Gordura (g)6
Ácido Graxo Saturado (g)1,7
Ácido Graxo Monoinsaturado (g)2,2
Ácido Graxo Poliinsaturado (g)0,7
Colesterol (mg)272
Carboidrato (g)traços
Cálcio (mg)26
Fósforo (mg)86
Ferro (mg)0,9
Potássio (mg)15
Sódio (mg)8
Vitamina A (UI)310
Vitamina A (Retinol Equivalente)94
Tiamina (mg)0,04
Riboflavina (mg)0,07
Niacina (mg)traços
Ácido Ascórbico (mg)0


Clara de Ovo
Quantidade1 clara
Água (%)88
Calorias15
Proteína (g)3
Gordura (g)traços
Ácido Graxo Saturado (g)0
Ácido Graxo Monoinsaturado (g)0
Ácido Graxo Poliinsaturado (g)0
Colesterol (mg)0
Carboidrato (g)traços
Cálcio (mg)4
Fósforo (mg)4
Ferro (mg)traços
Potássio (mg)45
Sódio (mg)50
Vitamina A (UI)0
Vitamina A (Retinol Equivalente)0
Tiamina (mg)traços
Riboflavina (mg)0,09
Niacina (mg)traços
Ácido Ascórbico (mg)0

Wednesday 23 November 2011

As incríveis propriedades da Levedura de cerveja

Olá atléticos!

Olhem o meu pai falou-me já há muito tempo do quão bem faz à saúde a levedura de cerveja e só hoje eu decidi pesquisar a sério sobre o assunto, vejam o que encontrei:

"O levedo ou levedura de cerveja é um fermento natural usado na fermentação da cerveja. Porém pode ser consumido na sua forma em pó ou em cápsulas pois é um execelente protetor natural do organismo contra a poluição e radiações além de ser uma ótima fonte de vitaminas, e sais minerais. Além disso é também ajuda no sistema imunológico, o stress e a fadiga, e também a auxiliar o fígado na desintoxicação do organismo.

Para que serve o Levedo de Cerveja

 Ele ajuda a deixar a pele mais saudável, recompõe a flora intestinal e desintoxina o intestino, auxilia no tratamento de hemorróidas e prisão de ventre, é recomendado nos casos de stress, distúrbios nervosos e diabetes, é um excelente cicatrizante, aumenta as defesas do organismo, é ótimo para problemas de pele como acne, eczemas e furúnculos, indicado para casos de deficiências de vitaminas, anemias, infecções, resfriados e intoxicações. (O meu pai assistiu a casos de colegas lá no trabalho que ficaram sem acne nenhum e sofriam muito deste mal).
Como ele é uma ótima fonte de vitaminas do complexo B, ajuda a manter a integridade dos sistemas digestivos e nervoso, auxilia na falta de memória e concentração, irritação, stress, depressão, cansaço físico e mental.

A Levedura de cerveja...
  • Não contém álcool ou de gordura. 
  • É um alimento adequado para celíacos e intolerantes à lactose.
  • É rica em proteínas vegetais. 
  • É rico em vitaminas (como as vitaminas do grupo B, com 20 gramas de levedura de cerveja, cobre-se a maior parte das necessidades diárias de vitaminas B de que nosso corpo necessita) 
  • É rico em minerais.
  • É uma fonte de aminoácidos essenciais como lisina, "treonina" e "isoleucina. Em menor quantidade é cisteína, metionina e aminoácidos sulfurados.   
  • Reduz o colesterol "ruim" e aumenta o colesterol "bom", pois tem leticina. 
  • É rico em ácido linoleico e ácido oléico substâncias que beneficiam o sistema circulatório.
  • Ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue, seu uso em pacientes diabéticos é benéfico (especialmente na diabetes tipo 2).
  • É ideal para complementar suas dietas de baixa caloria baixa em calorias e nutrientes bons.
  • A sua utilização é aconselhável no pós-parto e lactação, sua utilização ajuda a restaurar os tecidos. 
  • A levedura melhora o humor como a inclusão na dieta pode melhorar a depressão e ansiedade.
  •  
     
     
     Restrição
    Seu uso deve ser restrito a pessoas que têm excesso de ácido úrico, porque o fermento tem um alto conteúdo de ácidos nucléicos. Neste caso, temos de consultar um médico antes de tomá-lo, para ajustar a dose.

 Eu acrescento que a levedura de cerveja faz o cabelo crescer muito mais saudável, testem vocês mesmos!!

Tuesday 22 November 2011

Dia ou dias off...


Ao ler um site de medicina esportiva encontrei este exemplo e gostei muito, é um exemplo que nos ensina que no máximo devemos ter uma refeição livre e mesmo assim tomar cuidado, senão vejamos:

"Uma hora de musculação, promove um gasto calórico de 300 a 400 calorias; se o exercício for de caráter aeróbico (intensidade leve a moderada) este gasto será de aproximadamente 300 a 350 calorias/hora.

Supondo que você treine 1 hora por dia e 5 dias por semana; seu gasto calórico será de aproximadamente 1500 a 2000 calorias.

Sábado à noite você resolve sair de sua dieta e faz a ingestão de 4 fatias de pizza de queijo (400 cal. por fatia = 1600 cal.) e não satisfeito um saboroso "petit gateau" de sobremesa (500 cal.), sua semana de treino foi por água abaixo.

 Em outra hipótese, você continua com sua dieta perfeita como prescrita porém no sábado à noite balada (festa) com ingestão de 4 doses de vodka ou whisky (240 cal. por dose = 960 cal.) e junto 4 energéticos (110 cal. cada = 440 cal.); 1400 calorias no total.
Mais uma vez sua semana de treino foi perdida.

Não satisfeito, no domingo um cineminha e acompanhando a sessão, um combo de pipoca e refrigerante = 1600 cal.

 E se todas estas situações ocorrerem em um mesmo final de semana (1600 + 1400 + 1600) = 4400 cal.)

 Você já passou por esta situação?

Será que seus objetivos serão alcançados?

CONCLUSÃO - É praticamente impossível alcançar resultados cometendo erros no meio do caminho, espere alcançar suas metas para que deslizes possam ser cometidos."



Eu acrescento que a análise feita refere apenas os estragos em termos de calorias, mas temos de nos lembrar que o facto de nutricionalmente os alimentos acima referidos não serem tão interessantes como os da nossa dieta trazem também consequências para a nossa saúde.

Wednesday 16 November 2011

Sal marinho vs sal comum.

Olá pessoal do fitness ;)

Todos sabemos que o sal em excesso é muito mau para nós que nos preocupamos com a alimentação. Contudo tem-se descoberto que nem só a quantidade deve ser motivo de preocupação para nós mas também a qualidade, ou seja a constituição do sal que temos nas nossas cozinhas.

Abaixo segue um video com as principais diferenças entre o sal marinho ( que é o que deve ser consumido por nós) e o sal comum ( que é tóxico para o organismo), penso que o vídeo é mais interessante do que eu estar para aqui a falar.... Vejam o video e digam algo!

Boa semana, boa alimentação e bons treinos para todos! ;)






Friday 11 November 2011

Efeitos laxativos da dieta.

Olá amigas,

Como vão? Como corre a vossa dieta? Há muito tempo que ando para falar convosco sobre o ínicio da minha mudança de hábitos alimentares.

Para quem acompanhou o meu blog desde o ínicio sabe que eu não fui radical e n mudei do dia para a noite, fui fazendo adaptações semanais na dieta até irradicar complementamente td o que eu considerava um veneno para o meu corpo.

Acho que foi logo ao fim da segunda semana que um dos grandes efeitos da mudança de alimentação se fez sentir no meu corpo: comecei a ir à casa de banho todos os dias ( em alguns dias ate cheguei a ir mais do que uma vez), e isso nunca me tinha acontecido eu ia no máximo 1 ou 2 vezes por semana! A mudança de alimentação fez que com apenas a eliminação dos refrigerantes e doces (que foram as mudanças que a minha alimentação teve nas primeiras 2 semanas do blog ;) ) o meu sistema digestivo começasse a funcionar normalmente (o que nunca tinha acontecido antes).

Para quem já optou por uma vida saudável, tb sentiram isso nos primeiros dias?

E, para quem ainda n optou, experimentem e digam-me se sentem o mesmo.

Lanço aqui o desafio de fazer 8 semanas de alimentação realmente saudável, aposto que no final das 8 semanas n vão conseguir voltar a comer porcarias e, portanto, deixará de ser dieta de 8 semanas para passar a ser uma mudança alimentar para a vida ;)

Friday 4 November 2011

Bumbum de Saia!

Bom dia amigas!

Ao contrário do costume, hoje não estou aqui para falar de dietas e/ou alimentação saudável.... estou aqui para vos contar uma grande tristeza da minha vida!

Assim muito resumidamente, o problema é o seguinte: Eu não posso vestir saias!

Eu não posso vestir saias porque, além do meu rabo ficar esplamado, a saia empina atrás e fico absolutamente horrível! Mas assim só para piorar as coisas eu adoro saias, acho lindo ver nas outras pessoas, muito feminino e acho até mais confortável que calças!

Numa sexta-feira, depois do trabalho, fui à Zara e experimentei não uma, não duas, não três mas 14 saias..... Querem saber o resultado? não trouxe nenhuma!!! A que me ficou melhor, foi a única que não empinou atrás, está aqui abaixo mas mesmo assim não a trouxe porque ficava sem rabo nenhum!!



Vejam aqui a diferença entre como me fica a saia e como me ficam as calças no rabo! Não sei se estão a perceber que tipo de saia é esta, mas é aquela tipo de licra que deveria ficar super justa ( daí esta não ter empinado atrás, contudo fiquei mesmo mal na mesma :(  )